Bloco de apontamentos: Senhora da Conceição

Hoje, em todo o mundo católico, é celebrada a solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, foi definida como uma festa universal a 28 de fevereiro de 1476 pelo papa Sisto IV. Portanto, são milhões e milhões de almas por esse mundo afora que se reúnem para festejar tão distinta festa da catolicidade.

Ler mais....

Comunidades ativas – Preciso de um quarto

Os momentos que antecedem a saída da colocação de um(a) jovem na Universidade são entusiasmantes, mas podem ser angustiantes. Para o(a) próprio(a) e também para os pais. Existe um número cada vez maior de alunos que se candidata ao ensino superior e felizmente entra. Contudo, nem sempre na primeira escolha ou por vezes numa preferência que os coloca numa cidade ou zona do país que obriga a deslocações incomportáveis, ou então força ao aluguer de um quarto próximo da Universidade.

Ler mais....

Presidente Marcelo: da consciência nacional ao humanismo e solidariedade

É nas circunstâncias difíceis da vida que se vê a qualidade e a grandeza dos homens. Daqueles que aparecem convicta e generosamente para ajudar, para recuperar o moral, para comungar sentimentos, para confortar com a sua presença, para assistir com dedicação e afeto humanos alguém impotente para resistir sozinho. Esses homens são aqueles que se lembraram dos outros e fizeram do seu bem-estar a razão de ser e agir. São os humanistas.

Ler mais....

Para uma cultura do “ser inconformado”

Maria Filomena Molder, na conferência «Há espaço para Heterodoxias?», realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, ao apresentar o filósofo Eduardo Loureço, começa por nos apontar dois conceitos paradigmáticos na relação que o Homem tem enquanto crítico do seu contexto. Por um lado apresenta-nos o “ser inconformado” como alguém que tem um destino mandatado de um dever histórico e que está intrinsecamente ligado à dificuldade humana de se desposar de si próprio.

Ler mais....

Quando o Inferno desaba sobre nós…

Agora, como já passaram os escaldantes dias de verão com temperaturas à volta dos 40º centígrados e a chuva voltou finalmente às terras sequiosas, parece-me oportuno reflectir sobre os fatídicos acontecimentos em que perderam a vida mais de 100 pessoas e ficaram feridas outras 136, sendo destruídas dezenas de casas, moradias e povoações, onde morreram milhares de animais e foram reduzidas a cinzas centenas de hectares do parque florestal e imensas culturas agrícolas que davam um parco sustento aos que labutavam as suas terras.

Ler mais....

Bloco de apontamentos: agora sim!

A cidade de Torres Vedras voltou este ano a ganhar o brilho e a magia das festas natalícias de outros tempos áureos. Desde logo pelo facto de apresentar agora uma melhor e mais decorativa decoração e iluminação das suas principais ruas e praças comerciais e, sobretudo isso, uma árvore de Natal esplendorosa e majestosa, que alegra o coração de qualquer um. Muito diferente daquela que foi montada o ano passado, que a todos deprimiu.

Ler mais....

O olhar de quem “vem de fora e acaba de chegar”

Santo Agostinho sintetizou de forma admirável a relação entre a sua condição de batizado e pastor no que toca à sua relação com a comunidade: "Para vós sou bispo, convosco sou cristão". Sem esquecer a missão que a Igreja me confiou junto de vós, antes a integrando, de ser vosso pároco, peço que me ajudem a ser cristão convosco.

Ler mais....

Bons ventos da Europa

Quando me apresentaram a possibilidade de colaborar nesta coluna o meu compromisso seria o de destacar o que, sob o meu ponto de vista, mereceria especial destaque na semana parlamentar que antecede a publicação do artigo. Acontece que escrevo nos primeiros dias da semana seguinte e não poucas vezes surgem acontecimentos que claramente se sobrepõem aos que tinha selecionado para esta “Tribuna”.

Ler mais....

Indignação

Venho por este meio mostrar a minha indignação pela falta de atenção/educação/civismo ou, quiçá, de ambas. Foi colocado um sinal vertical de obrigatoriedade “virar à direita” aquando da alteração efetuada no âmbito do programa de mobilidade – no dia 6 de outubro de 2014 – no final da Rua Dr. Carlos França, no cruzamento com a Rua Teresa de Jesus Pereira. No entanto, dezenas de viaturas passam neste cruzamento e continuam a “virar à esquerda”.

Ler mais....

Com gratidão!

O grupo missionário da Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM) da Paróquia do Turcifal vem publicamente manifestar a sua gratidão a todos os que se uniram e colaboraram no evento das Sopas Solidárias com sabor a Missão, que se realizou no passado dia 18 de novembro. Foi mais um dia de amar mais com as mãos, os pés e o coração... Estamos todos muito gratos e de coração cheio!  

Ler mais....

Dois anos de Governo

Faz dois anos que o atual Governo tomou posse. Depois de quatro anos de Governo do PSD/CDS, em que os trabalhadores perderam salários, pensões, subsídios vários, um novo Governo tomou  posse. Nesse dia o pesadelo para a maioria dos trabalhadores portugueses terminou. O simples facto de não estarmos a perder nos rendimentos já é um alívio. Hoje respiramos mais confiança  no futuro. Ainda não atingimos os rendimentos perdidos, mas alguns foram recuperados.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
67
2158
13665
9
0
9

Acesso Assinantes