Recordações de viagens: Monte Carmelo em Israel

“A chave que abre a porta da fé é a oração." (Papa Francisco)
Durante a minha estadia em Israel fui visitar a cidade designada pelos cruzados de São João, que foi o principal porto da Palestina, a qual se situa na base do Monte Carmelo.

Ler mais....

Montejunto - história e lenda: o convento velho

Este convento, cujas ruínas se podem observar junto à capela de Nossa Senhora das Neves, de construção anterior, foi o primeiro da Ordem dos Frades Pregadores, mais conhecidos por dominicanos, a ser edificado em Portugal.

Ler mais....

«Vedrografias»: Torres Vedras e as eleições presidenciais de 8 de Junho de 1958

Passam agora 60 anos sobre as eleições presidenciais de 1958, marcadas pela candidatura do general Humberto Delgado. No dia 19 de Abril desse ano 230 eleitores do Porto entregam, no Supremo Tribunal de Justiça, o processo de candidatura de Humberto Delgado às eleições presidenciais. Entre os seus principais apoiantes encontravam-se muitos dissidentes do salazarismo, figuras tradicionais do republicanismo, recebendo ainda o apoio oficial do que restava do velho Partido Republicano Português.

Ler mais....

Haja saúde: insónias

Insónia é a dificuldade em iniciar ou manter o sono. Acompanha-se da sensação de sono não reparador notada na manhã seguinte. Como consequência, no dia seguinte a pessoa que sofre de insónias apresenta fadiga, irritabilidade e por vezes agressividade.

Ler mais....

Genealogia do grande historiador revela: Alexandre Herculano tem ascendentes em Runa e Monte de Rei, termo de Torres Vedras

A biografia do eminente historiador Alexandre Herculano é toda ela uma ode homérica ao monumento ainda por fazer em louvor do autodidata. Sozinho e sem nunca pisar os degraus da Universidade, ainda que não se deva esquecer  a sua passagem pela Escola dos Oratorianos e por um Curso de Comércio, venceu a eterna invejice dos deuses pátrios. Quando deram por ele já tinha trepado aos píncaros mais altos da nossa Cultura!

Ler mais....

A água e os poetas: sempre a água de Eugénio de Andrade

Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, no concelho do Fundão, onde tem uma biblioteca com o seu nome. Faleceu no Porto a 13 de junho de 2005. Escreveu várias obras que mereceram aplausos de vários críticos.

Ler mais....

«Patrimónios»: Miguel Custódio, um combatente do Ramalhal na 1ª Grande Guerra

Por indicação de António Joaquim do Espírito Santo, presidente da Junta de Freguesia, fomos ter com Maria Gertrudes (nascida a 4 de Março de 1927), mulher serena e sem gasto de palavras. De rosto escorreito e um andar desempenado, quem diria sabê-la com 91 anos feitinhos? Até parece que a idade não lhe atraiçoou o corpo e a memória. À conversa esteve também seu filho José Miguel Félix (nascido a 17 de Maio de 1948), menino querido de Miguel Custódio.

Ler mais....

Haja saúde: tratar a hipertensão

A hipertensão ou tensão arterial elevada é um risco para a saúde e pode ser prevenida e tratada de forma natural e relativamente simples. Os valores normais para a tensão arterial vão, nos adultos, a máxima de 10 até aos 14 e a mínima de 6 a 9. Os valores nas crianças são um pouco mais baixos.

Ler mais....

Haja saúde: dores de estômago

Há diversos meio de aliviar uma dor de estômago, que pode ter sido causada por uma indigestão, uma possível intoxicação, ou mesmo pelo prisão de ventre. Há remédios caseiros de que damos no de seguida:

Ler mais....

Haja saúde: reduzir o colesterol

Não deixe de fazer com alguma frequência exames ao colesterol, pois quando os seus níveis ficam muito altos ele pode atrapalhar a circulação sanguínea, podendo causar obstruções e impedindo que o sangue circule com normalidade. Para reduzir ou manter um patamar saudável de colesterol é importante manter uma alimentação saudável, evitando principalmente as gorduras saturadas.

Ler mais....

Haja saúde: doenças cardíacas

As doenças cardiovasculares são doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, os vasos sanguíneos e o coração. Existem diferentes tipos de doenças cardiovasculares, entre as mais comuns estão o enfarte do miocárdio, a angina de peito e a aterosclerose. A causa primária das doenças cardíacas é o alto nível de colesterol no sangue.

Ler mais....

Haja saúde: tratar a lombalgia

A lombalgia costuma afetar quase sempre pessoas em idade muito ativa, entre os 30 e 60 anos. Trata-se de uma doença muito comum, originada por distensões musculares na região lombar, e que resulta em dor e problemas de mobilidade. Essa dor demora sempre umas semanas a sair e é bom contar sempre com a supervisão de um médico.

Ler mais....

FacebookYoutubePicasa

Visitantes

mod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcountermod_jvcounter
1253
1868
70075
31

Acesso Assinantes